Categorias: Área Externa

Casa estilo colonial: Fotos de modelos e fachadas

Para quem quer construir uma casa estilo colonial, mas está sem inspiração, saiba que existem inúmeras ideias por aí, uma mais linda do que a outra.

Os modelos mais contemporâneos conseguem aliar bem o estilo antigo, com traços bem distintos, com moderno, dando mais elegância e sofisticação à casa colonial.

O padrão seguido na construção de casa colonial era muito comum no período da colonização. Em especial na Europa.

Esse estilo de casa marcou época e, por isso, vem sendo incorporado nas construções atuais, com um toque de modernidade e soberania ao mesmo tempo.

Continue lendo e conheça mais sobre casa colonial e suas características.

Casa estilo colonial

Ainda que as casas modernas tenham uma grande procura, a casa estilo colonial está sempre em alta. Além disso, é possível unir os dois estilos, dando origem à uma construção soberana, aconchegante e muito linda.

(Foto: @silvanacaporalescritorio)

Confira abaixo algumas características comuns que podemos encontrar em casa colonial:

Janelas: casa colonial costuma ter uma grande variedade de janelas, que proporcionam bastante iluminação para o ambiente interno da casa. Um dos modelos mais comuns são aqueles bem amplos, feitos em madeira e com vidros, no estilo colonial.

(Foto: @casinhadesap)

Estrutura feita em madeira maciça: ainda que a casa seja feita de blocos de concreto, os proprietários podem construir as suas estruturas aparentes de madeira.

(Foto: Pin de Helena Cristina Jortieke)

Porta: geralmente, a porta da casa colonial remonta ao poder que essa estrutura toda representa, e a imponência que ela possui. Para isso, ela deve estar em harmonia com o restante da construção, de maneira que os traços principais da obra também estejam presentes nas características da porta.

(Foto: @acasanositio)

Casas com telhado colonial

Casas com telhado colonial, normalmente, já nos rementem às casas mais antigas. Inclusive, uma das características mais marcantes e comuns de uma casa colonial são os telhados, que lembram bastante os casarões mais antigos. Eles são amplos, e feitos de forma a permitir o escoamento da água de maneira mais fácil.

(Foto: @eng_joseiltoncsouza)

Modelos de casas com estilo colonial Simples

Apesar de o estilo de casa colonial ser feito mais comumente no térreo, também é possível encontra-lo em apartamentos e prédios, ainda que seja mais incomum.

(Foto: @juliabarretoarquitetura)

Confira agora alguns modelos de casas com estilo colonial simples para se inspirar:

Casa colonial pequena: essas casas podem ser encontradas nos centros urbanos, em casas modernas que se inspiraram no estilo colonial e em casas mais antigas, principalmente naquelas que ainda existem nas cidades históricas.

(Foto: @programacasadesign)

Você não precisa ter um casarão, como aqueles de antigamente, para transformá-la em uma casa colonial. Uma casa pequena e um apartamento, por exemplo, podem ser facilmente adaptados para esse estilo. Depende apenas dos elementos que você irá usar.

(Foto: Pin de Joel Arceo)

Apartamentos: até mesmo quem mora em apartamento pode fazer o ambiente ficar com ar colonial. Para isso, basta investir em elementos característicos desse estilo, como madeira maciça, pedra, moldura e concreto, por exemplo.

Fachadas para uma casa colonial

A fachada é um dos elementos mais marcantes de uma casa colonial. Uma das suas principais características. Além disso, as fachadas contam com janelas com persianas, colunas nas fachadas e telhados bem amplos.

(Foto: @ceciliaeffgen.arquitetura)

O projeto de fachadas para uma casa colonial deve levar em conta alguns elementos, conforme abaixo:

Telhado: em geral, eles lembram muito os enormes casarões antigos, com várias faces, que servem para fazer com que a água escoe mais facilmente.

(Foto: Pin de Helena Braga)

Coluna: esse é outro elemento que lembra muito o estilo de casa colonial. Elas ficam perto da porta principal, para deixar a entrada da casa mais elegante.

(Foto: Pin de Pricila Adriano)

As casas coloniais seguem um padrão bem comum entre elas, que fazem com que o estilo seja facilmente reconhecido, assim que nos deparamos com o mesmo.

(Foto: @casinhadesap)

Depois de conhecer as principais características de uma casa colonial, é só escolher os elementos certos e aproveitar toda a versatilidade que esse estilo pode oferecer.

(Foto: @priscilaalvesarquiteta)
(Foto: @programacasadesign)
(Foto: Pin de Madenisse Torres)
(Foto: Pin de Élena Campo)
(Foto: Pin de Rute Ana )
(Foto: Gabriela Pavão)
(Foto: Pin de Florin Enea)
(Foto; @ivanamotta.arquitetura)
(Foto: @programacasadesign)
(Foto: @cyprianapinheiro)
(Foto: @casaludicasp)
(Foto: @meu_lar_no_campo)
(Foto: @programacasadesign)
(Foto: @meu_lar_no_campo)
(Foto: @meu_lar_no_campo)
(Foto: @programacasadesign)
Share