X
    Categorias: Projetos

Cobogó na Decoração da Parede: 62 Fotos, Tipos, Painel



O cobogó na decoração da parede traz aquele aconchego e acolhimento tão essenciais em um lar. Hoje você vai ver vários tipos deste elemento e até aprender como você pode montar uma parede em sua casa, se você gosta de colocar as mãos na massa e fazer você mesmo o décor de seus espaços.

Se está com dúvidas sobre como modificar a decoração de seu ambiente você pode investir nos cobogós, principalmente nos modelos bem coloridos, pois eles trazem consigo a diferenciação e você muda instantaneamente os seus espaços, independentemente de quais sejam.

O que é Cobogó?

Cobogó, também conhecido como elemento vazado, é um item que pode servir para delimitar ambientes ou espaços na parede, mas sem bloquear totalmente a luz natural e a ventilação. Pode ser feito com diversos materiais e pintados de diversas cores. Este elemento arquitetônico é brasileiríssimo e foi criado em Recife na década de 1920 por três engenheiros: Amadeu Oliveira Coimbra (português), Ernesto August Boeckmann (alemão) e Antônio de Góis (brasileiro). O nome é a junção das sílabas dos sobrenomes dos três, Co (Coimbra), Bo (Boeckmann), Gó (Góis).



Sala com divisória de cobogó.

Divisória vazada na sala.

Sala de jantar com parede decorada com elemento vazado.

Cobogó em toda a parede da sala.

Parede com faixa de cobogó.

Inspire-se com muitos outros modelos de cobogós que podem redecorar todos os seus ambientes.

 

Tipos de Cobogó de Concreto na Decoração

O seu vazado de concreto pode estar somente em uma parte da parede, em um painel, para criar um charme a mais ou ser uma parede inteira, para dividir ambientes ou para permitir maior ventilação do cômodo.

Como Decorar com Cobogó Cerâmico

As opções são imensas quando se opta por elementos vazados feitos de cerâmica, pois além de modelos diferenciados para cada pecinha, ainda é possível encaixar grupos de blocos na parede, em divisórias ou também montar uma parede inteira com este elemento. A cor do elemento pode fazer contraste com o restante da decoração ou fazer parte de um tom-sobre-tom.

Fotos de Parede de Cobogó na Cozinha

Sua cozinha pode ganhar mais luz natural com um elemento vazado dividindo a cozinha da área de serviço, por exemplo, se a lavandeira possuir janela grande e boa iluminação. Mas pode servir também apenas como elemento decorativo, se estiver no balcão ou como parede divisória.

Ideias com Cobogó de Vidro

Os cobogós de vidro também são conhecidos como blocos de vidro. Por serem fechados, estes blocos são perfeitos para aqueles ambientes onde não é possível deixar passagens, mas se quer explorar a luz natural. E para decorar pequenos espaços também são ótimos, como os balcões de sua cozinha.


Painel de Cobogó de Madeira

Se for apenas para dividir ambientes ou, para cômodos que não precisam de uma parede firme, você pode apostar no elemento vazado de madeira, com os mais diversos modelos.

Modelos de Decorações com Cobogó de Gesso

O elemento vazado de gesso pode frequentar qualquer ambiente e pode ser até pintado, se você não quiser a versão original em branco. Há muitos modelos em gesso para seu painel vazado.

Fachada de Muro com Cobogó para Inspirar

Seu muro pode ter elementos vazados interessantes, para que a primeira impressão do seu lar seja muito positivo. Este tipo de muro é perfeito para quem quer expor um jardim bem bonito ou uma casa bem bonita.

Parede com Cobogó Amarelo Esmaltado

Cores fortes alegram o cômodo, e se você tem preferência pela cor amarela, pode apostar nela sem medos para repaginar o décor de seus ambientes. Painéis vazados com a cor amarela trazem mais vida para qualquer casa e para os seus moradores.

Cobogó na Área Externa

Se não quiser cobogós no muro pode optar por detalhes com eles na área externa de sua casa. Vale pintar seus cobogós com cores diferentes da cor da casa. Qualquer parte do seu quintal ou do seu jardim pode ganhar cobogós.

Dicas para Usar Cobogó na Área de Serviço

Para implantar um elemento vazado em sua lavandeira você pode:

  • Optar por pequenos cobogós, com apenas uma faixa estreita;
  • Escolher cores intensas e vibrantes, para o espaço ficar mais alegre;
  • Optar por espacinhos bem grandes entre os motivos, para ter mais iluminação no ambiente.

Cobogó na Garagem

Sua garagem pode ter um charme a mais se usar cobogós nas paredes, seja em apenas uma parte ou em toda a parede. Mas atente para que o sol não passe pelas frestas e não pegue em cheio em seu carro.

No vídeo do canal da Sharmila Costa você aprende como fazer parede de cobogós passo a passo.

Cobogó na Decoração da Parede: 62 Fotos, Tipos, Painel
Avalie esta matéria!

Fernanda Catelan :