Luminárias para cozinha: americana, copa, veja modelos

Pensar em luminárias para cozinha é muito importante, visto que é um cômodo muito específico, e seus elementos merecem atenção especial. Além disso, a iluminação do local deve ser adequada, para que ao usá-lo não se tenha nenhuma dificuldade e a higiene seja garantida.

Com tantas opções fica bem difícil conseguir decidir qual usar, uma vez que nem tudo combina e é usual para a cozinha, por exigir funcionalidades específicas. Neste material vamos lhe mostrar os melhores tipos de luminárias para cozinha, de acordo com o tipo de ambiente que você tem.

Continue sua leitura, pois aqui certamente poderá encontrar a luminária ideal, que unirá bom design com funcionalidade adequada.

Modelos de luminárias para cozinha de apartamento

Em geral, as cozinhas de apartamento são no modelo americano, onde apenas um balcão a separa do resto do ambiente.

Foto: Rubão da Construção

Estas cozinhas costumam ser pequenas e compactas, por isso é importante saber escolher bem a luminária, pois o modelo adequado tende a otimizar o espaço.

Foto: Livreforum

Lembre-se que modelos muito grandes não ficam tão bons, visto que o espaço é pequeno, e pode acabar dando a impressão de aperto em sua cozinha.

Foto: Pinterest

Além disso, aquelas que ficam penduradas e são muito baixas acabam não sendo usuais, pois acabam diminuindo a possibilidade de usar um espaço tão pequeno.

Foto: Decore News Arquitetura

Tenha preferência por luminárias coloridas e que deixem um bom espaço livre, além de promoverem boa luminosidade, e certamente acertará.

Tipos de luminária para cozinha americana

Demos uma breve introdução à cozinha no tópico anterior, visto que as cozinhas de apartamento costumam ser deste modelo.

Foto: Living

Mas, agora daremos uma ênfase maior no modelo, uma vez que ele faz com que o uso das luminárias para cozinha seja diferenciado.

Foto: Billnatrilha

Basicamente, o modelo de cozinhas usado nos Estados Unidos consiste em um local básico, com uma fileira de armários, geladeira, com uma bancada no centro.

Foto: F&C Planejados

No Brasil é mais difícil vê-las assim, visto que a bancada é usada para separar a cozinha da sala de jantar.

Foto: Tua Casa

Por ser um ambiente “dividido”, a luminária que você usar no cômodo logo ao lado da cozinha já trará boa luminosidade para ela também.

Foto: Rubão da Construção

Sendo assim, você precisará de luzes mais pontuais, como em sua bancada, pois em todo o resto as luzes já serão refletidas.

Foto: Liderinteriores

Luminárias penduradas fazem bem este papel, e são excelentes, lembrando que um modelo menos comprido torna mais fácil a locomoção no ambiente e diminui as chances de se bater.

Foto: Jeito de Casa

Ideia de luminária para copa e cozinha

A cozinha é um ambiente que já é bem conhecido, mas a copa não é tão falada, visto que é conhecida como sala de jantar.

Foto: Decoracao

Nem todas as casas têm um cômodo apenas para isso, então não pode ser chamado de “sala de jantar”, e sim de copa.

Foto: Reino do Vidro
Foto: Appartamenti Affitto

A iluminação da copa pode ser algo mais sofisticado, visto que é neste ambiente que você fará suas refeições, até mesmo as de ocasiões especiais.

Foto: Pedreirão
Foto: Adorable Home

Por esta razão, luminárias mais elegantes, com elementos de cristais, ou então coloridas são excelentes opções.

Foto: Tatiana Barone

Para cozinhas já falamos bastante sobre bons modelos, sendo que a melhor opção é escolher algum que seja discreto, mas ao mesmo tempo combine com a decoração do ambiente.

Foto: RunEatLife

Por ficarem em ambientes separados, cada um deles precisa da sua iluminação, e usar dois modelos contrastantes são de grande serventia e deixarão sua casa extremamente elegante.

Foto: Casa Malibu

Fotos de luminária para pia de cozinha

Uma excelente maneira de conseguir visualizar um bom modelo de luminária, certamente é por fotos. As fotos podem trazer inspiração, especialmente de decoração, e assim você não precisa escolher sem a segurança de que ficará adequado.

Foto: Makeemfoco

Preferencialmente, veja fotos de ambientes parecidos com o que tem em casa, assim terá uma noção melhor do resultado final.

Foto: Deco con Sailo

Existem aplicativos específicos para este fim, sendo o principal deles o Pinterest, onde é possível achar imagens de decoração excelentes para se inspirar. Para usá-lo basta instalar e criar uma conta, então basta pesquisar por “luminárias de cozinha” e observar as opções mais parecidas com a sua cozinha.

Foto: McCarron and Company

Também existem muitos sites voltados para decorações na internet, onde você pode encontrar boas opções. Basta pesquisar pelo modelo de cozinha que tem, e observar as luminárias para cozinha que estão sendo usadas.

Foto: The Kitchen Place

Isto te ajudará muito a conseguir visualizar, além de existirem vários modelos, sendo que certamente algum deles poderá te agradar. O mais importante é que o seu ambiente tenha seu estilo, uma vez que assim será confortável e adequado.

Foto: Elonahome

Luminária embutida para cozinha

Caso você deseje ter um espaço maior, com uma boa luminosidade, as luminárias embutidas são excelentes opções. Elas podem ser colocadas logo abaixo dos armários que ficam por cima das bancadas, assim qualquer coisa que precisar fazer será facilitada.

Foto: Aaronguide

Se desejar usá-las no teto, também é possível, sendo que estas trarão um visual minimalista e limpo, ou seja, sem tanta informação. É importante lembrar que este tipo de luminária é um pouco mais difícil de instalar, e precisa do auxílio e supervisão de um profissional para um bom resultado.

Foto: Kris Bristot

O melhor de tudo é que este modelo permite usar também luminárias para cozinha maiores em pontos estratégicos em conjunto, assim você pode unir beleza e uma excelente iluminação. O que realmente importa é como você deseja ter o visual de sua casa, pois certamente te trará grande conforto e segurança de suas escolhas.

Agora que sabe como usar luminárias para cozinha, escolha os modelos que mais lhe agradem e coloque em sua casa! Veja mais alguns:

Foto: Homify
Foto: Panelaterapia
Foto: Sixth Sense
Foto: Virlova Style
Foto: LiveJournal
Foto: Juliana Pippi
Foto: Rokitdesigns
Foto: Casa e Construção
Foto: Dirpages
Foto: Viva e Decora
Foto: Eflfurniture
Foto: Tua Casa
Avalie esta matéria!

" admin : ."

Esse site usa cookies