Categorias: Decoração

Tons de azul: maravilhosas tonalidades na decoração

Os tons de azul estão entre as cores preferidas para a pintura de ambientes interiores, como as paredes de quartos e sala de jantar.

Muito da sua preferência se deve ao fato da sua versatilidade, pois se combinam muito bem com muitas outras cores, especialmente com o branco, verde e marrom.

São conhecidos aproximadamente 40 tons de azul, como por exemplo, o azul marinho, o azul persa, azul royal, azul isnik, azul baço e o azul eterno.

E algumas tintas para parede se baseiam em seus tons, tais como o azul arcadiano, azul vento, azul citrino, céu californiano, azul discreto, magia das águas, lavanda crepúsculo, e névoa da nascente. Os tons de azul podem se adaptar bem aos vários espaços.

Tons de azul: Nomes

A cor azul apresenta diversas tonalidades entre as quais se destacam: azul claro, azul bebê, azul turquesa, azul mediterrâneo, azul ciano, azul cobalto, azul petróleo, azul marinho, azul violeta, azul cantão, azul real.

(Foto: @luanafaccoprojetos)
(Foto: @achoqueentendo)
(Foto: @docecasadinha)

Além do azul baço, azul granito, azul lápis-azuli, azul eterno, azul isnik, azul persa, azul água, azul royal e azul anil.

(Foto: @dani_casa_etc)
(Foto: @detalhesdo701)

Vale mencionar que a partir da mistura destes tons entre si poderão se originar novas cores. Desse modo os nomes citados acima correspondem aos tons mais famosos.

(Foto: @apartamentocolorido)
(Foto: @impressoesbythiago)

Cor azul na parede: dicas de tintas

A cor azul tem um histórico de ser à preferida para a pintura da parede de quartos e banheiros. Mas, é claro que os outros cômodos da casa também podem ser pintados de azul desde que seja feita uma boa combinação entre as cores escolhidas.

(Foto: @leonardodepaula.fotografia)

Por conta disso, na sequência serão mostradas algumas sugestões de combinações dos tons de azul com outras cores para decorar sua casa.

(Foto: @nademandaarquitetura)

Por exemplo, começando pelo hall de entrada, o tom de azul pode ser o azul bem clarinho para uma parede, enquanto a parede oposta pode ser pintada na cor branca, e os acessórios podem ser das mais diversas colorações.

(Foto: @marinalagatta_interiores)

Para a sala, que é o ambiente mais dinâmico de uma residência, o tom de azul que pode ser escolhido é o azul ciano, que é mais claro entre os tons de azul. Com essa ideia, este espaço vai ficar mais iluminado e moderno.

(Foto: @dani_casa_etc)

Para complementar o ambiente, a escolha de sofás, poltronas e cortinas em tons de vermelho podem oferecer uma ótima complementação.

(Foto: @mendoncapinheirointeriores)

Mais uma possibilidade para a sala é que ela também pode ser pintada com o azul bebê que pode ser mesclado com outra tonalidade como o azul royal e o turquesa. Nesse caso, os móveis rústicos cairiam ‘como uma luva’.

(Foto: @oficinamoderna)

Por sua vez, para os ambientes que ficam mais expostos a entrada de luz natural, como a varanda e alpendres, pode optar pelo azul celeste que faz uma ótima combinação com o branco e os tons de amarelo.

(Foto: @cantinhodaamelinha)
(Foto: @_deposter_)
(Foto: @olesiatextil)

Nossa sugestão para a sala de jantar: uma das melhores opções é escolher o marcante azul turquesa que vai conferir a este espaço seriedade, elegância e harmonia.

(Foto: Pin de Sandra Isabel Dinis Santos)
(Foto: @asennearquitetura)
(Foto: @achoqueentendo)

Tabela tons de azul

A tabela dos tons de azul podem sofrer algumas pequenas variações, sendo que na grande maioria das vezes, as tabelas de cores são formadas pelos tons mais comuns e usados frequentemente.

Leia Também:

(Foto: Pin de Claire Tumelin)

Dessa forma, uma tabela geral de tons de azul é formada pelas cores: azul eclesiástico, azul carnaval, azul pescador, azulejo português, azul sub-zero, azul puro, azul fantasma, azul frança, azul mergulhador.

(Foto: @apto101_garden)
(Foto: @apto101_garden)
(Foto: @moradalugada)

Outros tons são azul mar, azul blazer, pingo de azul, colar de safira, azul sideral, planetário, navegantes, casa portuguesa, mergulho profundo, paraíso escondido, mar aberto, orgulho marcial, dentre outros.

(Foto: @simemcasa)
(Foto: @nataliabillaartstudio)
(Foto: @jefizavarize)

Pelo o que foi exposto os tons de azul impressionam pela possibilidade da sua diversidade de combinações com cores frias e quentes e sua boa adequação aos espaços de uma residência conferindo personalidade.

(Foto: @auxiliadorapredial_petropolis)
(Foto: @fparquiteturav)
(Foto: @attarquitetura)
(Foto: @artecomdecor)
(Foto: @aalmadacasa)
(Foto: @decoracaosemduvida)
Share