Cozinha Gourmet: Projetos, fotos e dicas


Escrito por -

A cozinha gourmet é uma tendência no mundo da decoração que vem ganhando cada vez mais adeptos. Essa ideia tem feito tanto sucesso que, em muitos casos, é uma condição que as pessoas costumam impor para a compra de um imóvel.

Para quem gosta de cozinhar e receber os amigos, nada melhor do que um espaço como esse, onde as pessoas podem conversar de forma descontraída, tomar um bom vinho, ao mesmo tempo em que aguardam o preparo da refeição.

O que quer dizer cozinha gourmet?

A cozinha tradicional é apenas um cômodo isolado da casa, ao contrário da cozinha gourmet, que é um ambiente de destaque.

O projeto de uma cozinha gourmet pode ser desenvolvido tanto dentro de casa quanto em ambientes externos como as varandas.

cozinha gourmet
(Foto: Notícias – Uol)

Em geral, trata-se de um espaço amplo, aberto, confortável e funcional, que precisa estar em harmonia com a decoração da casa.

Os eletrodomésticos e equipamentos modernos precisam oferecer praticidade para a criação do cardápio e circulação das pessoas.

decoração de cozinha gourmet
(Foto: ArchDaily)

Qual a diferença entre cozinha gourmet e americana?

Os dois estilos de cozinha são bem semelhantes entre si, mas com algumas particularidades.

A cozinha americana é o estilo ideal para quem tem cômodos menores. Ela permite a criação de um ambiente bem aconchegante e agradável. A ideia principal nesse projeto é usar o ambiente disponível de forma mais inteligente, para otimizar o espaço.

No caso da cozinha gourmet, é como se fosse uma versão mais sofisticada da cozinha americana. Pode precisar de um espaço maior e também é uma ótima opção para integrar os ambientes.

fotos de cozinha gourmet
(Foto: CasaNovah)

Além disso, inclui a mesa de jantar ou um amplo balcão para acomodar os amigos e a família. Outro ponto interessante é que uma churrasqueira pode ser adicionada ao projeto, seja em uma cozinha gourmet interna ou externa.

simples
(Foto: Ideias Decor)

Vantagens

A cozinha gourmet é um espaço que proporciona bons momentos, especialmente para quem gosta de cozinhar.

cozinha gourmet externa
(Foto: Inspiração Decor)

Abaixo, listamos algumas das principais vantagens que esse ambiente proporciona:

  • Socialização: em uma cozinha gourmet, o espaço é pensado para acomodar as pessoas da melhor forma possível, proporcionando uma maior integração entre os convidados, que se acomodam na bancada, onde podem desfrutar de boas companhias, uma conversa agradável e descontraída, sem falar na refeição, que é feita com muita sofisticação, principalmente.
  • Combina com diversos estilos de decoração: seja qual for a sua decoração, é possível montar uma cozinha gourmet que combina bem.
  • Fica dentro e fora de casa: você pode montar a sua cozinha gourmet em qualquer lugar, conforme as condições do seu ambiente. Se for dentro de casa, ela pode vir combinada com a sala de estar e de jantar ao mesmo tempo. Agora, se for montada do lado de fora, ela fica linda se for integrada com a varanda ou piscina, por exemplo.
  • Pode ter um forno ou churrasqueira: além do fogão, a cozinha gourmet também pode comportar bem uma churrasqueira ou um forno para o preparo de pizzas, por exemplo, ou um delicioso churrasco.

O que não pode faltar em uma cozinha gourmet?

A cozinha gourmet tem como uma das suas principais características, a integração dos espaços. Esse é o primeiro ponto que precisa ser observado no momento em que se propõe montar uma cozinha gourmet.

cozinha gourmet pequena
(Foto: ArchDaily)

Leia também: Área Gourmet Pequena Decorada

Além disso, existem outros itens que são essenciais para a montagem do ambiente. Veja o que não pode faltar em uma cozinha gourmet:

  • Uma coifa eficiente: o cheiro do preparo da comida pode se espalhar com mais facilidade;
  • Um projeto de iluminação moderno e prático: pendentes e spots garantem a decoração e a claridade no espaço;
  • Piso correto: cerâmica e porcelanato são as opções mais indicadas para ambientes com grande circulação de pessoas, pois são mais fáceis de limpar e não deixam a sujeira agarrada;
  • Armários: os armários podem ser planejados ou não, mas independente disso, não podem faltar. Eles garantem a organização do local;
  • Bancada: Não dá para pensar em uma cozinha gourmet sem uma bancada. Além de ser usada como o principal apoio no preparo dos alimentos, é nela também que os convidados ficam saboreando um vinho e conversando, enquanto a refeição é preparada.
  • Eletrodomésticos: os eletrodomésticos precisam ser de bonitos e qualidade. Afinal, ficarão mais expostos do que em uma cozinha normal.
moderna
(Foto: Anual Design)
com balcão
(Foto: Viva Decora)
integrada
(Foto: Bruna Moribe)
rustica
(Foto: Portal OClick)
o que é cozinha gourmet
(Foto: Blog da Dell Anno)
projeto
(Foto: Roma Mobili)
cozinha gourmet aberta
(Foto: Damaso Negócios Imobiliários)
em apartamento
(Foto: Dekore Interiores)
com cadeiras coloridas
(Foto: dirpages)
com sala integrada
(Foto: Tua Casa)

Veja 25 fotos de Varanda Gourmet com Churrasqueira 

Cozinha gourmet com churrasqueira

Para ficar ainda melhor, é só montar uma cozinha gourmet com churrasqueira. É uma excelente maneira de tornar o ambiente ainda mais dinâmico, pois facilita o preparo de várias outras opções de cardápio. Além de ajudar no preparo de refeições variadas, ela também incentiva a socialização entre os convidados.

Mas é sempre bom lembrar que o tamanho e o modelo da churrasqueira devem ser adequados para o seu espaço. E outra dica importante, que proporciona mais praticidade, é instalar a churrasqueira perto da bancada da pia.

Confira algumas fotos de cozinha gourmet com churrasqueira:

cozinha gourmet com churrasqueira
(Foto: Lumen Administradora)
com mesa de madeira
(Foto: Maccann Engenharia e Arquitetura)
na varanda
(Foto: Decoração de Casa)
com coifa e ilha
(Foto: Decorfacil)
 integrada churrasqueira e piscina
(Foto: Guia Obra)
com bancada
(Foto: Coisas Doces da Vida)
de luxo
(Foto: Você precisa decor)
com pendentes
(Foto: Decorfacil)
com balcão azul
(Foto: Casa Claudia)
com mesa de jantar
(Foto: Pinterest)
moveis planejados
(Foto: chrysalismusicusa)
luxuosa
(Foto: Celina Molinari)
cozinha gourmet grande
(Foto: Lider Interiores)

Escolha o seu projeto de decoração de cozinha gourmet preferido, mas não se esqueça de combinar esse ambiente com os outros cômodos da casa.

Esse conteúdo foi útil? Avalie!