Dicas de iluminação: como modernizar sua casa com estilo

A iluminação hoje em dia é indispensável nas nossas casas e é um item que jamais pode ser desconsiderado.

Infelizmente, cada vez mais, o especialista em iluminação é chamado apenas no final do projeto: isso é um erro grave.

Sim, porque a luz tem uma relação direta com o design de interiores e com a distribuição interna dos ambientes domésticos.

Dicas de iluminação  essenciais para seu projeto

No mobiliário contemporâneo, todos os elementos, incluindo a luz, devem comunicar entre si, estão interligados e, por isso, devem ser criados em conjunto e não esquecendo a iluminação por último. Por exemplo, os studios do residencial Ipa Studios Design tem iluminação que valoriza o espaço compactado.

Por outro lado, a luz não apenas cumpre uma função prática, mas é a ferramenta tópica para criar cenários cenográficos que nada têm a invejar às suítes dos hotéis mais famosos do mundo.

dicas de iluminação de casas

Não só isso, graças à luz certa um espaço pode parecer maior, mais arejado, mais dinâmico e, para nos dar uma grande mão na criação de ambientes ideais da casa moderna, o LED dá-lhe, o que permite também uma considerável economia de energia e tem um impacto ambiental reduzido.

Antes de examinar especificamente alguns detalhes muito importantes relacionados à iluminação, você precisa saber que:

  • um projeto de iluminação profissional é um desafio complexo, mas que pode fazer a diferença em qualquer casa, desde a menor e mais modesta até a maior e mais luxuosa;
  • um projeto de iluminação completo envolve a utilização de diversos tipos de lâmpadas que serão selecionadas de acordo com as necessidades ambientais/arquitetônicas, funcionais e estéticas mais específicas;
  • Um arranjo de iluminação adequado deve transmitir uma sensação de bem-estar geral, deve tornar o espaço acolhedor, relaxante e funcional.

Neste guia você descobrirá como iluminar a sala de estar.

Poderá criar, sozinho ou melhor ainda com a ajuda do seu arquiteto de confiança, espaços à medida, requintados e estudados ao pormenor, ideais para a vida moderna.

Como iluminar a sala de estar

A sala é o cômodo mais complexo para iluminar, mas tenha fé, veremos que a operação não é impossível, muito pelo contrário.

A maior dificuldade está no fato de que neste ambiente existem realmente muitas atividades, cada uma com necessidades de iluminação diferentes.

O importante é diferenciar a iluminação projetando e criando mais pontos de luz que possam criar o equilíbrio certo entre atmosfera, funcionalidade e impacto estético.

Mas como realizar também as diversas funções da sala?

sala iluminada

Simples, basta encontrar a combinação certa entre luz direta e indireta. Um arquiteto ou técnico de iluminação qualificado poderá realizar um projeto, mas aqui estão algumas dicas práticas ao alcance de todos.

Por exemplo:

  • Se quiser criar uma área para receber convidados e familiares, opte pela iluminação ambiente, ou seja, difusa e indireta, basta usar um lustre ou plafon para ser colocado no teto quase centralizado no quarto;
  • Se você gosta de ler será necessário usar uma iluminação adequada que não canse os olhos e facilite a leitura, aproveite um abajur de pé para ser colocado ao lado da poltrona ou sofá, lembre-se que a luz deve apontar para baixo;
  • Para garantir uma boa iluminação geral, mas que não seja ofuscante, principalmente se houver crianças na casa, aproveite a iluminação embutida, como focos, que é confortável e também pode ser escolhida regulável, ou seja, regulável;
  • Para melhorar a área dedicada à TV e ao sofá, opte por uma luz indireta e uniforme para que não atrapalhe a visão e não interfira no dispositivo de vídeo, evitando também reflexos incômodos. Sugiro o uso de luzes dimerizáveis, hoje amplamente utilizadas e performáticas, que também garantem uma configuração modular e cenográfica que muda conforme a necessidade sem estresse. De fato, graças às luzes reguláveis, será fácil transformar sua sala de estar em um verdadeiro cinema em casa que será apreciado por parentes e amigos.

Veja mais algumas dicas do especialista:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.