Cantinho da leitura simples e criativo: veja dicas de como montar

Criar um cantinho de leitura pode ser uma ótima dica para complementar alguns espaços da casa, pois são locais pequenos e fáceis de serem decorados.

A leitura precisa ser praticada por todas as pessoas, desde crianças até jovens e idosos. Independentemente do tipo de livro, as pessoas precisam adquirir esse hábito, pois ler faz bem à saúde.

Esses ambientes destinados à leitura, podem ser decorados à escolha de cada pessoa, podendo conter elementos que sejam do agrado de quem vai desfrutar do espaço.

Nesse artigo, iremos mostrar várias maneiras de decorar e criar cantinhos de leitura em sua casa para que você possa se inspirar e montar seu próprio ambiente de forma linda e totalmente personalizada.

Como montar um cantinho da leitura simples?

Apesar de muitas pessoas acreditarem que os espaços destinados à leitura precisam ser grandes e espaços, eles não precisam ser bem assim.

Cantinho da Leitura
Foto: @sulamellointeriores

Em alguns pontos da casa onde aparentemente não há nada, você pode criar seu cantinho da leitura com alguns móveis e objetos baratos e fáceis de encontrar.

Algumas ideias super criativas desse tipo de cantinho são:

  • Escolher um canto da casa e colocar uma mesa e uma cadeira a sua escolha, podendo elas ser grandes ou pequenas, de madeira ou plástico.
  • Coloque prateleiras na parede, para que você possa guardar os livros que farão parte do seu acervo de leitura.
  • As prateleiras podem ser facilmente substituídas por caixotes de feira em madeira colocados fixados na parede ou no chão, a fim de guardar seus materiais.
  • Decore seu cantinho com plantas artificiais ou naturais, desenhos feitos em EVA ou tecido colorido, quadros, espelhos, almofadas e muito mais.

Ideias para um cantinho da leitura criativo

A decorações de ambientes criativos são sempre a parte mais complicada para algumas pessoas, pois é preciso ter muita imaginação e habilidades manuais para criar decorações incríveis.

Cantinho da Leitura criativo
Foto: @maiorano.organizer

Existem algumas opções de decorações possíveis de serem feitas para esses espaços utilizando materiais que, muito provavelmente, você já tenha em casa.

Algumas dessas opções são:

  • Coloque um tapete em um canto da casa, uma piscina ou banheira pequena inflável repleta de livros que sejam da preferência de quem vai realizar a leitura e decore a parede com algumas bolhas de sabão feitas em papel colorido, por exemplo. Escreva frases inspiradoras nas paredes e utilize os brinquedos que a criança já tem para decorar o espaço.
  • Faça um sofá ou poltrona com o auxílio de peças de palete e algumas almofadas coloridas. Coloque prateleiras de palete fixadas na parede e adicione os livros que a criança mais gosta de ler.
  • No quarto da criança, separe um espaço e monte um cantinho de estudos e leitura. Coloque uma mesinha e uma cadeira, decore com alguns itens de escritório e ensine a criança a frequentar esse espaço todos os dias por pelo menos 20 minutos no dia.

Além dessas dicas, você pode também pintar a parede, fazer cabanas de tecido e muitas outras coisas às quais você achar que a criança vai se interessar.

Decoração de cantinho da leitura para educação infantil

Ter um cantinho da leitura na educação infantil é muito importante, pois é nesse local que as crianças vão aprender a formas as primeiras palavrinhas e, assim, começar a ler com maior frequência.

Ter um espaço destinado à leitura pode ser a melhor coisa nas escolas de educação infantil, pois é um tipo de investimento baixo que tem grandes benefícios na vida das crianças.

Espaço da leitura infantil
Foto: @arthurhamer

Alguns exemplos de decoração de cantinhos destinados à leitura são: moldes de livros recortados pelas crianças e fixados à parede com fita adesiva, cabana em tecido com alguns livros em seu interior, tapete no chão com caixotes de livros em pontos estratégicos, colchonetes no canto da sala com alguns livros em prateleiras e decorações feitas e EVA ou papel colorido para deixar o ambiente mais harmoniosa e agradável entre outros tipos de decorações.

Painel para cantinho da leitura em EVA e TNT

Embora sempre pensamos no sofá, cadeiras e mesas para o cantinho da leitura, as decorações de parede também são ótimas aliadas nesse caso.

Montar um painel nesse espaço pode ser muito divertido para as crianças e pode ajudá-las a despertar o lado criativo de seu cérebro.

Para decorar um painel destinado à leitura você vai precisar de alguns materiais de artesanato como EVA, TNT, papéis coloridos, fitas coloridas e outros itens que sejam do seu agrado.

Painel TNT e EVA para leitura
Foto: MINHA ESCOLA E LEMBRANCINHAS

Um bom exemplo de painel para cantinho da leitura é o feito em TNT. Recorte um retângulo em um tamanho bacana e cole na parede, onde a decoração será feita.

Com o EVA faça as letras da frase “Cantinho da Leitura” e cole sobre o TNT. Faça desenhos no EVA como corujinhas, crianças lendo, livros animados, árvores, pássaros, flores e outros itens e vá montando um cenário dentro do retângulo de TNT.

Caso sua sala de aula tenha o painel pronto em azulejo ou outro material, você pode fazer apenas os elementos de decoração do cenário da leitura com EVA ou papel colorido. Ouse na criatividade e faça cenários lindos e agradáveis aos olhos das crianças.

Sugestões para cantinho da leitura no quarto

Apesar de muitas pessoas acreditarem que o cantinho da leitura só pode ser feito nas escolas, saiba que você pode criá-los em qualquer lugar que a criança frequenta.

Um bom local para esse tipo de espaço é no próprio quarto da criança, pois é um ambiente que ela fica com bastante frequência.

Espaço da leitura no quarto
Foto: @vanessamartinsarquitetura

Escolha um dos cantos do quarto e monte uma escrivaninha com uma cadeira ergonômica e confortável. Coloque todos os livros da criança sobre a mesa ou organizados em prateleiras. Decore as paredes com desenhos relacionados com livros feitos em EVA ou papel colorido ou, caso queira, você pode optar por pintar a parede com desenhos lindos e criativos.

Se você estiver disposta a pintar as paredes, pode criar uma espécie de árvore no canto da parede e nos galhos dela colocar prateleiras para guardar os livros. Essa ideia fica linda e super chamativa para as crianças, despertando seu lado leitor.

Como fazer um cantinho da leitura na sala?

Assim como é possível criar o cantinho da leitura no quarto, você também pode fazê-lo na sala se o espaço for melhor.

Espaço da leitura na sala
Foto: @casaejardim

Utilize toda sua criatividade e imaginação para tornar o ambiente acolhedor para a criança, pois muitas vezes elas não gostam desse tipo de atividade, logo o espaço precisa ser convidativo para chamar a atenção delas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.