Como usar manta no sofá de forma decorativa

Como usar uma manta no sofá pode ser a dúvida para muitas pessoas na hora de decorar uma sala de estar.

Afinal de contas, não somente um item fundamental para proteção de seu móvel, a manta pode ser um diferencial no ambiente. Por isso, não menospreze e nem escolha qualquer uma para por em seu sofá.

Escolha produtos de qualidade, com cores interessantes e que também sejam de materiais diferentes do seu sofá.

sofa com manta com franjas
Foto: @mireledeborba

Veja aqui algumas dicas de como usar uma manta no sofá de forma decorativa em diferentes modelos.

Como usar uma manta decorativa no sofá?

Antes de mais nada, não escolha somente uma manta para o seu sofá levando em conta somente a cor dela. Mas sim como ela pode combinar com o ambiente inteiro.

Antigamente, pensávamos que as mantas eram somente um item de proteção. Entretanto, esse tipo de pensamento já ficou obsoleto há muito tempo. Hoje em dia ele é considerado como um item de decoração que pode mudar completamente o cômodo onde o seu sofá está.

Foto: @arq_raphaela.oliveira

Assim, escolha uma manta decorativa que combine com o ambiente. Depois, veja como ela pode ser utilizada no seu sofá. Por exemplo, ela pode ser utilizada parcialmente no seu sofá para que outra parte apareça do móvel.

Como também pode ser uma manta que cubra os braços do sofá. Tudo dependerá de como você quer proteger o seu sofá e ao mesmo tempo aliar com a decoração.

Além disso, pode ser feito de vários materiais. Isso faz com que cada uma tenha um estilo diferente.

É possível decorar qualquer sofá com manta?

Sim, é possível decorar qualquer sofá com uma manta. Basta apenas ter uma manta que tenha o tamanho suficiente para o seu sofá e que ele esteja em boas condições para uso.

Por exemplo, um sofá retrátil, uma poltrona e até mesmo um sofá de canto pode ser decorado com uma manta.

sofa com manta cinza
Foto: @o.ap.63

Assim, o que é necessário é escolher de maneira adequada qual é o material e a cor de sua manta. Pois, esse é o fator diferencial no momento da decoração.

Caso a sua escolha não seja correta, pode não funcionar como um objeto de decoração. Ao mesmo tempo, se o material não foi bom, também pode ser que nem mesmo funcione como uma proteção para o seu sofá.

Dicas para usar manta em sofá retrátil

O sofá retrátil pode ser considerado como um dos mais difíceis de terem proteção. Afinal de contas, muitas vezes esticamos o sofá e em outras vezes deixamos ele retraído, a depender do uso. Assim, uma manta para um sofá retrátil precisa seguir essa necessidade e proteger e manter a decoração independente de como será usado.

Foto: @umacasaviva

Existem tanto as mantas que são feitas exclusivamente para os sofás retráteis, como também é possível usar uma manta especial. Nesse caso uma manta retangular pode tanto fornecer a proteção necessária, como também dar uma nova decoração para o seu ambiente.

No mais, caso use um pano, é fundamental que de alguma maneira possa estar preso. Assim, ele pode estar preso contra a parede para que não acabe saindo quando você esticar o seu sofá.

Ideias para manta em sofá de canto

No caso das mantas para sofá de canto, o ideal é que elas não sejam enormes. Afinal de contas, se forem, elas podem alcançar o chão e acabar sujando.

Além disso, existem modelos exclusivos para um sofá de canto. Essas mantas podem seguir exatamente o formato de seu sofá.

manta no sofá de canto
Foto: @fastsofa

No caso do sofá de canto, uma boa ideia também é combinar diferentes mantas. Como uma parte desse sofá costuma ser maior do que a outra, ter diferentes tecidos pode te ajudar a combinar cores diferentes para dar uma decoração única.

Entretanto, tenha cuidado ao misturar diferentes materiais. Afinal de contas, podem ser materiais que não combinam entre si, fazendo com que pareça que são apenas panos cobrindo o sofá. A melhor escolha é sempre aquela em que as coisas são pensadas e combinadas.

Sugestões com 2 mantas no sofá

Um tipo de manta muito interessante para o sofá são as em forma retangular. Dessa maneira, você pode colocá-la de maneira que não cubra toda a superfície do sofá, mas de maneira transversal.

Assim, por exemplo, combina um sofá branco com uma manta na transversal que seja preta ou de outra cor escura.

Outra opção são as mantas que são desenhadas de acordo com um sofá. Assim, essas mantas também cobrem parte dos braços do sofá. Assim, além de proteger melhor o seu sofá, também há um design interessante que pode ser até mesmo trocado de tempos em tempos, de acordo com a decoração atual da casa.

sofá com duas mantas
Foto: @noap1502

Além disso, em ambos os casos, dê sempre preferência para as mantas feitas de diferentes materiais. Pois, isso também conta como um objeto de decoração.

Foto: @meninoshome
Foto: @petit_comite_
Foto: @biaaarquitetura
poltrona com manta
Foto: @casatobiascmb
Foto: @nosso_ap301_lardocelar
Foto: @firstclasssantarosa
Foto: @ape_201decor
Foto: @enxovaismeninodeus
Foto: @decor.lovers
sofa pequeno com manta
Foto: @donadecasa.blog
manta com almofadas
Foto: @mundo_da_letticia
Foto: @casinha_sem_numero
Foto: @casa4maos
Foto: @casinhafeliz.dajana
manta listrada para sofa
Foto: @dona_de_casa_criativa
Foto: @207apedajane
Foto: @capsulahome
como prender a manta no sofa
Foto: @verdejandooape
como usar manta no sofá retrátil
Foto: @capsulahome
manta no sofa
Foto: @bianchimoveis
manta para sofá com almofadas
Foto: @casaa702
manta para sofá com franja
Foto: @emcasacomtai
sofá com 2 mantas
Foto: @casa.vica

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.