Como usar tapete na sala: 6 dicas essenciais

Está com dúvida sobre como usar tapete na sala? Se sim, aprenda agora a criar um ambiente aconchegante em casa utilizando esse item decorativo.

É normal ter dúvidas na hora de decorar a casa, já que há opções muito diversificadas.

Os tapetes são acessórios que, em conjunto com as cortinas, transformam totalmente um ambiente sem graça em um ambiente aconchegante. Além disso, deixam o lugar muito mais bonito.

E como muitos espaços da casa tem a sua personalidade, há vários modelos e tamanhos de tapetes para quarto de solteiro, quarto de casal, banheiro, sala, hall de entrada e outros. Nesse caso, as dicas são para as salas.

Como usar tapete na sala de tv

Muitas casas tem sala de TV, sala de jogos, sala de estar, sala de jantar e sala para as visitas. A mais importante e que será tratada aqui será a sala de estar, que também recebe visitas e é a primeira impressão que a (o) dona (o) da casa passa para a pessoa visitante. Então, veja logo abaixo: 

Como usar tapete na sala do jeito certo: 6 dicas imprescindíveis

As melhores dicas para se livrar das dúvidas sobre o uso dos tapetes estão aqui. Porém, sabe qual a tendência de tapete para esse ano de 2022? O estampado, principalmente aqueles com formas geométricas.

Como usar tapete na sala pequena

Veja as dicas mais importantes sobre tamanho, modelo ideal para o ambiente, combinação, sobreposição e estilo:

1 – Tamanho

O tamanho é considerado o mais importante e a primeira dica que merece ganhar espaço neste artigo. Para isso leve em conta o tamanho dos móveis, do espaço e da quantidade de móveis no ambiente.

Uma dica de arquitetos é que o tamanho deve ser de quinze a vinte centímetros maior que a área marcada.

Logo abaixo do sofá, o tapete pode ocupar aproximadamente dez centímetros. Mas se o sofá estiver encostado na parede, ele pode ocupar um espaço maior abaixo do móvel.

Não esqueça que, no caso de poltronas, o tapete deve ficar embaixo por completo. Assim, elas ficaram completamente em cima do acessório.

2 – Definição de ambientes

Essa dica se refere aos espaços conectados. A moda é ter espaços conjugados para facilitar a comunicação e movimentação. Desse modo, os tapetes são utilizados para delimitar esses espaços.

decoração de sala de estar com tapete bege

Não se preocupe, porque não ficará uma bagunça, e uma mistura de tapetes na sua casa. Mas, atenção aos tamanhos e objetivos.

3 – Combinação

Como usar tapete na sala e, talvez, em uma sala de jantar ou cozinha conjugados parece ser um assunto um pouco sensível, mas agora, ficará tudo mais fácil.

sala decorada com tapete cinza

A personalidade é importante e não pode ser deixada de lado. A decoração deve demonstrar quem o proprietário da casa é. Mas, na combinação tente expressar isso de forma controlada.

O que isso quer dizer? Quer dizer que escolher uma peça mais descontraída e com esse detalhe da personalidade, junto com uma peça mais neutra, é o ideal.

O tapete pode ser, sem problemas, um ponto de foco de quem entra na sala.

4 – Sobreposição

A sobreposição cria um ambiente mais descontraído e dá para brincar bastante com as formas, cores e estampas. Mas não abuse 100% dessa modalidade para não sobrecarregar o lugar.

Que tal apostar em uma peça básica e outra neutra? São várias as alternativas. Para saber qual a melhor opção, peça a uma pessoa para avaliar, porque os olhos de outras pessoas podem ser mais sinceros e ter mais impacto.

5 – Modelos

Os modelos são inúmeros, tem tapetes com pelo, sem pelo, de fibra, sintéticos, redondo, quadrado, oval, etc.

decoração de sala de tv

Os peludos não são recomendados para lugares onde as pessoas transitam muito, porque estragam mais rápido com toda sujeira e pó que pode acumular.

6 – Animais de estimação

Quem tem animais de estimação tem uma preocupação a mais.

Como são animais, eles não sabem o que é certo e o que é errado, assim como não sabem o que é perigoso e o que não é perigoso. Por isso, algumas coisinhas devem ser levadas em consideração ao escolher o tapete e o lugar ideal.

Esses pontos são: material do tapete e, consequentemente, a limpeza dos mesmos; não escorregadios e tamanho.

O material do tapete pode ser, de preferência, sintético e mais resistente, que não apresente problema caso seja molhado.

O fato de deixar o tapete preso no chão é para evitar acidentes. Tem as fitas duplas especiais e os feltros para mantê-lo no lugar.

Viu como usar tapete na sala é fácil e não precisa mais ser um enigma?! É possível criar o espaço perfeito e explorar a criatividade.

Aproveite essas dicas na hora de escolher o seu tapete e com certeza o resultado será espetacular!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.