Urban Jungle: o que é este estilo de decoração e como aplicar na sua casa

Os modelos e opções de decoração para a sua residência são diversas; em meio a pandemia do covid-19 um estilo de decoração que ganhou muita força foi o chamado Urban Jungle.

Com a necessidade de se manter em casa as pessoas viram neste estilo decorativo uma forma de se manter próximo da natureza e de áreas verdes mesmo sem sair da residência.

Claramente o urban jungle não se é apenas positivo em situações de quarentena, manter plantas e trazer a natureza para sua residência é acolhedor e útil em qualquer época e situação do ano. Quer conhecer um pouco mais sobre este estilo de decoração? Siga com o texto.

decoração estilosa
Trazer a natureza para dentro de sua residência é uma excelente forma de controlar suas emoções e diminuir o estresse da vida urbana.

Trazer a natureza para dentro de sua residência é uma excelente forma de controlar suas emoções e diminuir o estresse da vida urbana.

O Que significa Urban Jungle? 

Na tradução livre “Urban Jungle” significa “Selva Urbana”, e como o próprio nome supõe, consiste em você trazer um pouco de natureza para a sua residência urbana, seja com a implementação de diferentes plantas, flores, e tudo aquilo que sua casa suportar.

O que é urban jungle? 

O urban jungle como já citado anteriormente possui como característica usar o verde da natureza e diferente objetos que possua ligação com o meio ambiente como decoração principal de sua residência.

É importante ressaltar que este estilo decorativo vai muito além do estético, como você estará mantendo a natureza em sua residência isso significa que irá demandar de tempo e cuidado para manter tudo em ordem, deste modo, certifique-se de que ao adotar este estilo decorativo você terá tempo e também compromisso para a manutenção.

Onde surgiu o Urban Jungle?

Definitivamente o Urban Jungle não é um estilo decorativo recente, já vimos nossos pais e avós criando e cultivando plantas dentro de casa e existem diversos registros históricos chineses que mostram o cultivo de diferentes plantas para fins exclusivamente decorativos.

O termo “urban jungle” ganhou um maior destaque no Brasil a partir de 2017, quando arquitetos e decoradores, ampliaram e deram uma maior importância e ênfase para a utilização de plantas na decoração.

Para os profissionais adotar o estilo “urban junglevai muito além de ter um vaso com plantas ou um pequeno cacto em sua cozinha, este estilo é como montar uma “floresta” dentro de casa e nos mais diversos cômodos.

Quais são as principais características de uma Urban Jungle?

Como o objetivo é fazer uma “selva urbana” é recomendado que você escolha cômodos adequados para o mesmo, não sendo recomendado por exemplo fazer o mesmo em sua cozinha, local em que as plantas poderiam acabar lhe atrapalhando.

Este estilo de vida também não vive apenas de plantas, outros objetos decorativos feitos de produtos naturais também podem estar presente em sua casa neste estilo decorativo, leve em consideração utilizar materiais como:

  • Bambu;
  • Madeira;
  • Palhas;
  • Fibras naturais.

Até mesmo pintar e ornar os moveis de sua residência na cor verde poderá ser uma forma de transformar sua casa nesta selva urbana e se sentir mais próximo da natureza.

ambientes urban jungle

Como criar uma Urban Jungle? 

Ótimo, uma vez em que você já conhece um pouco mais sobre este estilo decorativo e pretende incorporá-lo em sua residência, confira algumas dicas que lhe ajudarão a montar este espaço da melhor maneira possível.

  • Planejamento: Nem todos os cômodos são ideais para este estilo de decoração, desta forma, escolher o local adequado para criar sua selva urbana é de extrema importância, alguns dos locais mais indicados são: sala, varanda, sacada, hall de entrada e banheiro;
  • Adeque o local: Talvez você precise realizar uma adequação do local para que a urban jungle seja de fato aplicada, você pode contar com a instalação de prateleiras, jardins suspensos, jardins verticais, etc. algumas reformas podem ser necessárias. Para que tudo fique como o planejado e a bagunça não ofusque sua decoração poderá contar com uma limpeza pós obra;
  • Conheça as plantas escolhidas: Estude e entende as necessidades das diferentes plantas que escolher para sua casa, independente da quantidade todas necessitam da incidência de luz solar, ventilação, água, etc.;
  • Jardim vertical:  O jardim vertical é uma das principais opções para aqueles que optam por este estilo de decoração. O mesmo é uma ótima maneira de transformar uma parede em branco em natureza;
  • Objetos que remetem a natureza: Além das plantas em si, você pode incluir objetos decorativos que lhe remetam a natureza, móveis de materiais naturais e até mesmo quadros de plantas e flores formam uma boa combinação para sua urban jungle.
  • Variedade de espécies: Em uma “selva” a diversidade de plantas é finita, por que não trazer o mesmo para sua residência? Busque diversificar as diferentes espécies em sua residência, diferentes cores, folhagens e tamanhos podem ornar seu ambiente.

Plantas mais indicadas para se ter em casa

Lembre-se que ao criar este estilo de decoração você estará colocando plantas dentro de sua própria residência, impedindo que as espécies tenham contato direto e continuo com os raios solares, desta forma as plantas mais indicadas para se ter em casa são as de sombra, as mesmas conseguirão se desenvolver com a simples luz indireta ao se abrir janelas por exemplo, siga algumas das opções:

  • Samambaia;
  • Cactos;
  • Espada de são Jorge;
  • Ciclanto;
  • Palmeira-leque;
  • Suculenta;
  • Jiboia;
  • Maranta;
  • Lírio da paz.

Gostou das dicas? Com estas informações você já conseguirá adotar a este estilo de decoração, lembre-se que um urban jungle demanda de tempo e paciência para que o jardim em sua residência cresça adequadamente, estude e entenda a necessidade das diferentes plantas que escolher.

Com estes cuidados com certeza você terá um pouco de natureza em meio a sua vida urbana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.