Como construir uma churrasqueira?

Você está cansado de guardar sua pequena churrasqueira elétrica após cada uso? Sua velha churrasqueira a carvão está toda enferrujada? As churrasqueiras a gás são muito caras? Faça você mesmo um churrasco ao ar livre no seu jardim!

Construir você mesmo uma churrasqueira é fácil, rápido e barato! Suas noites de verão serão muito mais agradáveis com a companhia dos seus amigos e uma boa carne grelhada acompanhada de uma cerveja gelada.

Quer aprender a montar a sua própria churrasqueira? Confira o nosso tutorial a seguir!

como fazer uma churrasqueira

Onde construir sua churrasqueira?

Antes de montar sua churrasqueira, escolha o local certo. Porque uma vez construída, você não poderá movê-la! E caso você more em um condomínio, não se esqueça que é fundamental ter a autorização do síndico antes de construir.

Em seguida, preste atenção aos elementos externos. Para proteger a churrasqueira do vento, encoste-a na parede. Coloque a churrasqueira perto da área de jantar, mas não muito, caso contrário, seus convidados ficarão expostos à fumaça (além de você mesmo, claro).

Lembre-se também de não incomodar seus vizinhos. Uma churrasqueira solta fumaça, por isso, não construa a churrasqueira muito perto da casa vizinha. Preste atenção também na vegetação ao redor, pois o fogo pode causar um acidente.

Quais as dimensões construir minha churrasqueira no quintal?

Tudo depende da composição da sua família. O tamanho do seu espaço ao ar livre e o número de amigos que você quer convidar. Uma largura de 60 cm é geralmente suficiente. Mas você pode construir uma churrasqueira mais ampla dependendo das suas necessidades.

Uma dica é comprar uma churrasqueira antes de montar sua. É mais fácil adaptar a largura da estrutura à da grelha, do que comprar uma grelha adaptada à largura de uma churrasqueira já montada.

Claro, você não precisa investir muito dinheiro. Basta um tempo de adaptação para que você tenha uma ideia das dimensões que quer usar para construir.

Até porque, você terá uma noção mais real do tamanho necessário de acordo com a quantidade de carne que você pretende assar.

Como construir uma churrasqueira sólida?

Escolha um material resistente ao calor do fogo. Você pode construir uma churrasqueira ao ar livre com tijolos refratários (que retêm bem o calor), concreto, pedras e blocos de cimento com revestimento.

De qualquer modo, o material mais resistente e sólido ainda é o tijolo refratário. Você precisará de tijolos, argamassa de cimento, uma espátula, um nível de bolha e um martelo. Considere também fazer uma laje de concreto armado de 10 cm de espessura para o fogão.

Basicamente, para construir uma churrasqueira, você precisa seguir os passos:

  • Escolha um piso plano
  • Coloque a grelha no chão para desenhar o retângulo que servirá de base para a construção
  • Calcule a altura da placa para colocar a grelha nela
  • Calcule o número de tijolos a comprar
  • Coloque os tijolos em U
  • Espalhe a argamassa no chão com uma espátula
  • * Coloque a primeira fileira de tijolos em U batendo neles com um martelo
  • Eleve a altura total do abaixo da placa
  • Coloque a placa de concreto e cubra-a com tijolos de argamassa
  • Continue a construir as paredes de tijolos, mas coloque-as em fileiras escalonadas. Esses deslocamentos serão usados ​​para colocar a grade em diferentes alturas para ajustar o cozimento dos alimentos! Ou até mesmo colocar 2 grades, uma acima da outra.
  • Finalize a construção e limpe as rebarbas de argamassa com uma esponja

Acessórios e extensões para churrasco

Considere construir uma lareira para complementar a sua churrasqueira. Isso a protegerá dos ventos, se não for colocado contra uma parede. Além disso, a fumaça será canalizada, e ao invés de invadir todo o espaço de convivência onde você e seus amigos estarão comendo, terá um escape direcionado para cima.

Por fim, além de construir a churrasqueira, é interessante também pensar em uma solução para facilitar o seu dia a dia.

Por exemplo, considere construir uma pia, para que você possa lavar os alimentos e cortar a carne sem precisar ficar se deslocando o tempo todo para a cozinha.

Ter uma geladeira pequena na área externa também pode poupar bastante trabalho, bem como ter todos os acessórios necessários, como facas, garfos, grelhas, espetos, copos, tábua de carne, pratos, etc.

Abaixo da pia, você pode usar um pequeno armário embutido para armazenar todos esses outros itens. Assim, será muito mais fácil manter a limpeza e organização.

Construir uma churrasqueira não é difícil, mas é trabalhoso e exige cálculos precisos. Uma peça fora do lugar e tudo pode dar errado.

Gostou de saber como construir a sua própria churrasqueira? Saiba que em casos de acidentes como incêndio, um seguro residencial pode cobrir os danos. Por isso, é fundamental que você tenha um seguro contratado.

Clique aqui para mais informações do seguro residencial e entenda como ele ajudará a proteger o seu lar e seus familiares!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.