Tons de azul: maravilhosas tonalidades na decoração

Os tons de azul estão entre as cores preferidas para a pintura de ambientes interiores, como as paredes de quartos e sala de jantar.

Muito da sua preferência se deve ao fato da sua versatilidade, pois se combinam muito bem com muitas outras cores, especialmente com o branco, verde e marrom.

São conhecidos aproximadamente 40 tons de azul, como por exemplo, o azul marinho, o azul persa, azul royal, azul isnik, azul baço e o azul eterno.

E algumas tintas para parede se baseiam em seus tons, tais como o azul arcadiano, azul vento, azul citrino, céu californiano, azul discreto, magia das águas, lavanda crepúsculo, e névoa da nascente. Os tons de azul podem se adaptar bem aos vários espaços.tons de azul

Tons de azul: Nomes

A cor azul apresenta diversas tonalidades entre as quais se destacam: azul claro, azul bebê, azul turquesa, azul mediterrâneo, azul ciano, azul cobalto, azul petróleo, azul marinho, azul violeta, azul cantão, azul real.

decoração para sala de jantar
(Foto: @luanafaccoprojetos)
parede unica azul
(Foto: @achoqueentendo)
decoração moderna para sala
(Foto: @docecasadinha)

Além do azul baço, azul granito, azul lápis-azuli, azul eterno, azul isnik, azul persa, azul água, azul royal e azul anil.

estilo de decoração
(Foto: @dani_casa_etc)

decoração azul
(Foto: @detalhesdo701)

Vale mencionar que a partir da mistura destes tons entre si poderão se originar novas cores. Desse modo os nomes citados acima correspondem aos tons mais famosos.

decoração simples para quarto
(Foto: @apartamentocolorido)
decoração retro
(Foto: @impressoesbythiago)

Cor azul na parede: dicas de tintas

A cor azul tem um histórico de ser à preferida para a pintura da parede de quartos e banheiros. Mas, é claro que os outros cômodos da casa também podem ser pintados de azul desde que seja feita uma boa combinação entre as cores escolhidas.

decoração de cozinha
(Foto: @leonardodepaula.fotografia)

Por conta disso, na sequência serão mostradas algumas sugestões de combinações dos tons de azul com outras cores para decorar sua casa.

decoração para sala de espera
(Foto: @nademandaarquitetura)

Por exemplo, começando pelo hall de entrada, o tom de azul pode ser o azul bem clarinho para uma parede, enquanto a parede oposta pode ser pintada na cor branca, e os acessórios podem ser das mais diversas colorações.

Hall de Entrada e Sala de Jantar
(Foto: @marinalagatta_interiores)

Para a sala, que é o ambiente mais dinâmico de uma residência, o tom de azul que pode ser escolhido é o azul ciano, que é mais claro entre os tons de azul. Com essa ideia, este espaço vai ficar mais iluminado e moderno.

decoração de hall
(Foto: @dani_casa_etc)

Para complementar o ambiente, a escolha de sofás, poltronas e cortinas em tons de vermelho podem oferecer uma ótima complementação.

decoração com toque vermelho
(Foto: @mendoncapinheirointeriores)

Mais uma possibilidade para a sala é que ela também pode ser pintada com o azul bebê que pode ser mesclado com outra tonalidade como o azul royal e o turquesa. Nesse caso, os móveis rústicos cairiam ‘como uma luva’.

arte em azul para paredes
(Foto: @oficinamoderna)

Por sua vez, para os ambientes que ficam mais expostos a entrada de luz natural, como a varanda e alpendres, pode optar pelo azul celeste que faz uma ótima combinação com o branco e os tons de amarelo.

decoração externa
(Foto: @cantinhodaamelinha)
poster para parede
(Foto: @_deposter_)
harmonia fenshui
(Foto: @olesiatextil)

Nossa sugestão para a sala de jantar: uma das melhores opções é escolher o marcante azul turquesa que vai conferir a este espaço seriedade, elegância e harmonia.

parede azul violeta
(Foto: Pin de Sandra Isabel Dinis Santos)
decoração de espaço gourmet
(Foto: @asennearquitetura)
parede unica azul
(Foto: @achoqueentendo)

Tabela tons de azul

A tabela dos tons de azul podem sofrer algumas pequenas variações, sendo que na grande maioria das vezes, as tabelas de cores são formadas pelos tons mais comuns e usados frequentemente.

Leia Também:

tabela tons de azul
(Foto: Pin de Claire Tumelin)

Dessa forma, uma tabela geral de tons de azul é formada pelas cores: azul eclesiástico, azul carnaval, azul pescador, azulejo português, azul sub-zero, azul puro, azul fantasma, azul frança, azul mergulhador.

decoração de quarto
(Foto: @apto101_garden)
como decorar um quarto de casal
(Foto: @apto101_garden)
decoração azul e verde
(Foto: @moradalugada)

Outros tons são azul mar, azul blazer, pingo de azul, colar de safira, azul sideral, planetário, navegantes, casa portuguesa, mergulho profundo, paraíso escondido, mar aberto, orgulho marcial, dentre outros.

decoração de quarto
(Foto: @simemcasa)
contraste com azul
(Foto: @nataliabillaartstudio)
decoração de apartamento
(Foto: @jefizavarize)

Pelo o que foi exposto os tons de azul impressionam pela possibilidade da sua diversidade de combinações com cores frias e quentes e sua boa adequação aos espaços de uma residência conferindo personalidade.

decoração em tons claros para corredor
(Foto: @auxiliadorapredial_petropolis)
decoração para quarto de menino
(Foto: @fparquiteturav)
decoração com plantas
(Foto: @attarquitetura)
decoração para a área do café da manhã
(Foto: @artecomdecor)
decoração escura e rustica para quarto
(Foto: @aalmadacasa)
decoração de sala de estar
(Foto: @decoracaosemduvida)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *